Seguidores

domingo, 19 de outubro de 2008

PRÓSTATA, HOMENS EM ALERTA.

Não sou médico nem especialista, mas cuidadoso do assunto porque trata de interesse comum entre os homens e que por ignorância de muitos, sobre o tema, perdem a vida em conseqüência de uma doença que é tratável e curável.
O que é Próstata?
É uma glândula masculina que faz parte do sistema reprodutor do homem. Só o homem tem.
Qual a sua função?
Levar nutrientes para os espermatozóides, ou seja, produz um líquido para se juntar à secreção da vesícula seminal para formar o esperma (sêmen) e também auxilia no transporte dos espermatozóides, no momento do orgasmo, durante a ejaculação.
Onde está localizada?
Logo abaixo da bexiga, envolve a uretra (uretra é o tubo por onde passa a urina que se junta na bexiga), na frente do reto.
Qual o seu tamanho?
No homem adulto pesa em torno de 15 a 20 g (mais ou menos do tamanho de uma noz ou ameixa).
Porque o homem deve ficar alerta?
Por envolver a uretra e ter uma estreita relação anatômica com a bexiga, os sintomas das doenças da próstata são relacionados diretamente com a micção (ato de urinar). O aumento da próstata comprime a uretra que causa obstrução mecânica ao fluxo da urina, dificultando a micção. Por isso, ao sentir dificuldade para começar a urinar, sentir dor na hora da micção, perda da força do jato urinário, idas várias vezes, à noite, ao banheiro, retenção de urina, sangue na urina, dores na bacia (cadeiras), coluna, fêmur, perda de peso são reconhecidos que esses sintomas estão associados ao tamanho da próstata que pode desenvolver um câncer de próstata, uma hiperplasia prostática benigna ou prostatite. É hora de procurar um especialista, no caso, um urologista.
Preconceito nunca, vida sim!
O homem pela sua natureza machista não quer se submeter ao exame de rotina anualmente, e, na maioria das vezes, o diagnóstico tardio leva um número significante de vidas a óbito. Assim, todo homem a partir dos 45 anos deve procurar o médico para fazer os exames preventivos, tais como: o famoso toque retal, o PSA que é um exame de sangue para dosar o antígeno prostático específico, além do exame físico. Homens, não tenham vergonha, façam como as mulheres que são cuidadosas da saúde e procurem o médico, periodicamente, e façam todos os exames preventivos sem medo de ser feliz.























заправка картриджей panasonic

Nenhum comentário: